Cotidiano

Manifestantes pedem acolhida de refugiados em Barcelona

64961398_Demonstrators march taking part in a protest along the street in downtown Barcelona Spa.jpgBARCELONA ? Cerca de 160 mil pessoas participaram neste sábado, em Barcelona, de uma manifestação para pedir que a Espanha acolha imediatamente milhares de refugiados como havia prometido em 2015, segundo estimativa da polícia municipal.

A prefeita de Barcelona, Ada Colau, pediu que os manifestantes “enchessem as ruas” no protesto, batizado de “queremos acolher”.

Às 17H00 locais (14H00 de Brasília), a Via Laietana ? avenida que atravessa a cidade até o porto ? estava cheia de manifestantes, constataram repórteres da AFP.

Muitos levavam cartazes com frases como “Sem mais desculpas, vamos acolher agora!” e “Sem mais mortes, abramos as fronteiras!”. O desfile foi organizado pela plataforma “Nossa casa é sua casa”.

Por conta dos compromissos com a União Europeia, a Espanha deveria receber 16 mil candidatos a asilo admitidos em outros países desde 2015. Mas apenas mil chegaram até agora.

Jacint Comelles, ceramista de 62 anos, se manifestou em Barcelona com sua família e amigos.

? Na Comunidade Europeia foi acordado acolher um número determinado de refugiados. Mas, na realidade, foi feito muito pouco, especialmente na Espanha ? disse. ? Pedimos um mínimo de dignidade, que ao menos esse número de refugiados possa vir. Na Catalunha tudo está preparado para recebê-los.

A manifestação terminou simbolicamente às margens do mar Mediterrâneo, onde mais de 5.000 imigrantes perderam a vida em 2016. Depois, várias intervenções foram retransmitidas ao vivo nas televisões catalães.

? Somos vítimas da guerra ? declarou uma refugiada síria, Meera Zaroor. ? Queremos que o ditador (Bashar al-Assad) e a organização Estado Islâmico, que são duas faces da mesma moeda, saiam e possamos voltar ao país.

Na quarta-feira, a presidente da província de Barcelona, Mercè Conesa, disse publicamente que considerava “vergonhoso que a Espanha tenha acolhido somente mil refugiados”.

Junto com prefeitos de outras cidades da Catalunha, Conesa pediu à Comissão Europeia que “comece a sancionar de maneira severa” os países que não cumprirem com seus compromissos de acolhida.

Barcelona apresentou desde o mês de agosto de 2015 um plano para receber refugiados vindos da Síria, Iraque, Afeganistão e Eritreia.

Mas em 2016, Ada Colau lamentou que a Espanha tenha admitido pouquíssimos refugiados e foi até Bruxelas para “criticar a resposta dada pela Europa” diante da crise migratória.