Cotidiano

Manifestantes fazem praia de burkini na frente da embaixada em Londres

2016 934408455-201608251028133434_RTS.jpg_20160825.jpgLONDRES – Manifestantes levaram areia para fazer uma ?praia? e protestar em frente à embaixada da França, na região de Knightsbridge, em Londres, contra a proibição ao uso de burkini no país. A foto de uma mulher sendo obrigada a tirar parte de seu traje em uma praia de Nice acirrou os ânimos, já exaltados pelo veto.

?Podemos vestir o que queremos? é a mensagem mais propagada no ato, chamado de ?Wear What You Want Beach Party? (Festa do Vista o Que Quiser), que pede o fim da islamofobia.

Fariah Syed, uma das organizadoras do ato, disse ao site Metro: ?Realizamos o evento para mostrar solidariedade à mulher muçulmana, não apenas na França mas no mundo todo?. Para ela, o veto contradiz os valores que os franceses dizem cultivar: liberdade, igualdade e fraternidade. ?Se uma mulher é livre para expor seu corpo, por que ela não é livre para cobri-lo?, questiona.

Na avaliação de Syed, o banimento do burkini perpetua o estereótipo da mulher muçulmana e, ao tirar sua liberdade para usar o que deseja, o governo franças se iguala àqueles que diz combater, os opressores. ?As mulheres deveriam poder usar o que que querem, quando qurem. Deveriam ser tratadas igualmente independentemente de sua religião.?