Cotidiano

Manifestantes entram em confronto com a polícia em Paris

FRANCE-POLICE_PROTEST

PARIS – Os protestos contra a brutalidade policial no início do mês, em Paris, resultaram em uma onda de violência na capital francesa. Um grupo de manifestantes ateou fogo a lixeiras e entulhos nas ruas do norte da cidade, na noite de quarta-feira. Policiais responderam ao tumulto lançando gás lacrimogênio, que eram arremessados de volta pelos protestantes.

Os protestos são motivado pelo uso da violência por policiais durante a prisão de um jovem negro no último dia 2. A vítima, identificada como Théo L., de 22 anos, foi detida em Aulnay-sous-Bois, no subúrbio de Paris. Durante a ação, os policiais teriam sodomizado o jovem com um cassetete. Ele continua internado com graves ferimentos na cabeça e no reto.

Um dos policiais está sob investigação formal por suspeita de estupro, enquanto os outros três que também participaram da prisão estão sendo investigados pelo uso desnecessário de violência

No início do mês, mas de 200 pessoas foram presas durantes as manifestações, algumas delas violentas, que começaram no última dia 7. Os distúrbios trazem à memória as manifestações de 2005, após dois jovens morrerem eletrocutados quando tentaram se esconder da polícia. Na época, cerca de 10 mil carros e 300 imóveis foram incendiados.