Cotidiano

Manifestantes e ONU criticam reação do governo australiano a abusos contra jovens

MELBOURNE – Centenas de pessoas participaram de manifestações nas principais cidades da Austrália neste sábado para criticar a reação do governo a um vídeo que mostra menores aborígenes sendo agredidos com gás lacrimogêneo e submetidos a outros abusos numa casa de detenção.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, ordenou a abertura de um inquérito para apurar o tratamento dado às crianças no centro de detenção, depois que a ABC, TV pública australiana, veiculou o vídeo. As imagens mostram guardas jogando gás lacrimogêneo contra adolescentes internos e um menino com capuz sendo amarrado a uma cadeira. O premiê, contudo, não atendeu aos apelos por uma investigação mais ampla, a nível nacional.

O Alto Comissariado para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas instou a Austrália, na sexta-feira, a indenizar as crianças vítimas de abusos na prisão.

?Pedimos às autoridades que identifiquem aqueles que cometeram abusos contra os filhos e prendam os responsáveis por tais atos… indenizações também deverão ser feitas?, disse a comissão de Direitos Humanos da ONU