Cotidiano

Manifestantes do Pedro II divulgam nota sobre adiamento do Enem

RIO- O Movimento de Ocupação do Colégio Pedro II divulgou uma nota nesta terça-feira para comentar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cerca de 191 mil inscritos em todo Brasil e 7.232 candidatos no estado do Rio, em decorrência dos protestos. Os manifestantes afirmam que se dispuseram a ocupar somente partes específicas dos campi da instituição para viabilizar a aplicação do Enem, mas o Ministério da Educação (MEC) não quis dialogar. enem

“Não houve por parte do Ministério da Educação uma tentativa de diálogo direto com os estudantes, entretanto, nos prontificamos a, no período de aplicação de prova, ocuparmos parcialmente cada campus, sem que haja interferência no exame. Sendo assim, disponibilizaremos as áreas necessárias para que este seja efetivado, nos isolando em dependências específicas”, diz a nota.

Por meio do comunicado, os estudantes afirmam ainda que não pretendem prejudicar os candidatos do Enem:

“É importante frisar que nossa luta é, justamente, por toda a esfera estudantil, tendo em vistaque nossas reivindicações transcendem o viés da rede federal de ensino; portanto, não seria condizente à nossa pauta prejudicá-la. Prezamos pelo direito de todos e todas as estudantes de realizarem o exame sem qualquer prejuízo.”

Na nota, os manifestantes defendem ainda o direito de protestar e pedem que o MEC abra um canal de diálogo com o movimento que, segundo eles, prentende obter não só uma educação de qualidades mas maior participação nas decisões que afetam os estudantes.

Os alunos protestam em mais de mil escolas, institutos e universidades do país contra a MP que reforma o ensino médio e a PEC que estabelece teto dos gastos públicos. O MEC decidiu adiar a prova em 304 escolas ocupadas em todo país. Os estudantes afetados farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, enquanto os demais realizaram a prova na data normal, no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de novembro.