Cotidiano

Manifestações congestionam ponte

O ato dos auditores da Receita Federal ocorre em apoio a movimento nacional da categoria

Foz – Fiscais da Receita Federal e taxistas paraguaios fizeram protestos ontem, na região da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. As manifestações provocaram filas e revolta em parte dos compristas. No fim da manhã, a fila de veículos em trecho da BR-277 chegava aos três quilômetros.

O ato dos auditores da Receita Federal ocorre em apoio a movimento nacional da categoria. Eles pedem o cumprimento de acordos e avanços até agora ignorados pelo governo federal. Uma das antigas solicitações dos servidores federais é a que garante adicional aos agentes que atuam em região de fronteira. O valor é uma espécie de compensação pelos riscos adicionais envolvidos em operações nessas áreas. Há prejuízos também ao desembaraço de mercadorias no Porto Seco – Eadi Foz.

Já a paralisação dos taxistas têm relação, além das questões de trabalho na área de fronteira, a problemas enfrentados na gestão pública de Cidade do Leste. Eles pedem auditoria e intervenção devido à falta de transparência e a inúmeros problemas de improbidade denunciados pela imprensa. O assunto está no Congresso do Paraguai e deve ser deliberado nesta semana. A atual prefeita de Cidade do Leste é Sandra Zacarias.