Cotidiano

Manifestações a favor e contra presidente tomam as ruas de Seul

64830868_Pro-government demonstrators holding US and South Korean flags shout slogans as they at.jpg SEUL – Milhares de pessoas participaram neste sábado de duas manifestações, uma favor e outra contra a presidente sul-coreana Park Geun-Hye, enquanto a Corte Constitucional da Coreia do Sul analisa se valida ou não o impeachment decidido pelo parlamento.

Park foi destituída devido a um escândalo de corrupção, que causou, em 2016, grandes manifestações de rua pedindo sua renúncia.No entanto, os partidários de Park, a princípio silenciosos, estão denunciando nos últimos dias um complô dos esquerdistas favoráveis à Coreia do Norte.

Tantos partidários quanto detratores de Park reuniram cerca de 50.000 e 500.000 pessoas, respectivamente, segundo as projeções.

Os opositores acusam os advogados de Park de frear o procedimentona Corte Constitucional com manobras jurídicas.

Se a Corte Constitucional confirmar o impeachment, haverá eleições antecipadas. Caso contrário, Park poderá terminar o mandato de cinco anos.

Park é acusada de cumplicidade com sua amiga Choi Soon-Sil, a figura central do escândalo, que está sendo julgada por ter obtido, mediante extorsão, milhões de dólares dos grandes grupos industriais sul-coreanos.