Cotidiano

Manifestação da extrema-direita contra imigrantes em Berlim

BERLIM – Cerca de quinze integrantes de um pequeno grupo de extrema-direita alemã escalaram neste sábado o Portão de Brandemburgo, monumento emblemático de Berlim, para protestar contra a política de acolhida de imigrantes do governo alemão, informou a polícia local. Nesta manhã, militantes do grupo ?Movimento Identitário? conseguiram subir no monumento, situado no coração da capital alemã, e estenderam duas faixas sob a quadriga que coroa o portão, um dos quais dizia: ?Fronteiras seguras, futuro seguro?.

Logo em seguida, dezenas de policiais rodearam o monumento e convenceram os manifestantes a descer. Todos foram identificados e liberados, mas serão investigados por ?infração da legislação sobre o direito de reunião e intrusão ilegal? em um edifício público, informou à AFP uma porta-voz da polícia local. A ação durou em torno de uma hora.

Em sua página na rede social Facebook, o grupo informou que teria escolhido intencionalmente o sábado para organizar a ação porque se celebrava uma jornada anual de portas abertas, este ano dedicada às questões da integração de migrantes. Mais de 1 milhão de imigrantes, principalmente refugiados da guerra na Síria, chegaram à Alemanha em 2015, causando temor entre a população sobre a capacidade do país de integrá-los. O ritmo de chegada tem diminuído neste ano, embora continue sendo ligeiramente alto (pouco mais de 200 mil no primeiro semestre).

Embora tenha endurecido suas políticas em matéria de acolhida desde o começo do ano, a chanceler Angela Merkel rejeita fechar as fronteiras aos imigrantes, e assegura que o país, como primeira potência econômica europeia, tem capacidade de integrá-los.