Cotidiano

Manejo para plantas invasoras é tema de encontro em Assis

Assis Chateaubriand – O Município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Agricultura, o Instituto Emater e o Instituto Federal do Paraná realizaram encontro com agricultores e técnicos. Na pauta, soluções integradas para o controle de ervas daninhas da cultura da soja.

O problema que já preocupava os plantadores de soja e profissionais da área agronômica se agravou neste início da nova safra, em função das condições do clima: frio rigoroso no inverno e a estiagem no período próximo ao plantio.

O tema foi abordado pelo pesquisador da Embrapa/Soja Fernando Storniolo Adegas, que apresentou as particularidades ocorridas nesta safra para o controle de plantas daninhas e estratégias para fazer frente a possíveis resistências que estejam ocorrendo a herbicidas.

Segundo o secretário de Agricultura, Juan Carlos Alves, a iniciativa é louvável e a busca de parcerias como essas proporcionam resultados satisfatórios. Ele reforça a importância do planejamento com assistência técnica: “Para que o agricultor obtenha eficiência de controle é necessário identificar as oportunidades para tal”.

O evento ocorrido no Auditório do Instituto Federal, em Assis Chateaubriand, contou com apoio da Embrapa, da C.Vale, do Conselho de Sanidade Agropecuária do Município, da Associação dos Engenheiros Agrônomos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural, da I.Riedi, da Siloti e da Agropar.