Esportes

Mané Garrincha deve voltar a ficar lotado no jogo entre Alemanha e Portugal

BRASÍLIA – Dos nove jogos da Olimpíada realizados no Mané Garrincha, em Brasília, em apenas dois o estádio ficou cheio: nos empates sem gols da seleção brasileira masculina contra o Iraque e a África do Sul. De lá para cá, o público foi bem mais modesto. O máximo foram os 19.332 torcedores presentes na vitória da seleção masculina da Coreia do Sul sobre o México, na última quarta-feira. Porém, neste sábado, a história promete ser diferente. Decidirão uma vaga na semifinal duas seleções de tradição: Alemanha e Portugal. Até o momento, cerca de 65 mil ingressos foram vendidos.

Haverá torcedores alemães e portugueses, mas a maioria será de brasileiros. A expectativa é que eles fiquem do lado de Portugal, e não dos algozes da última Copa do Mundo. O sete a um de dois anos atrás fez a torcida brasileira se indispor até com a seleção alemã feminina, que jogou no Mané Garrincha na última terça-feira contra o Canadá.

O treinador português Rui Jorge lembrou que nos jogos disputados até aqui, nenhum em Brasília, a torcida tem ficado do seu lado. O primeiro deles, no Engenhão, no Rio de Janeiro, foi justamente contra a Argentina, maior rival do Brasil. Os portugueses venceram por dois a zero. O técnico espera a torcida a favor também no Mané Garrincha.

– Temos jogado em casa. O público não está dividido, mas todo ao nosso lado. Foi importante em alguns jogos, como no primeiro – disse Rui Jorge.

– Espero que assim aconteça (no jogo contra a Alemanha). Esperamos chegar ao momento em que seja o contrário – acrescentou o treinador, numa referência a uma possível final contra o Brasil.

Horst Hrubesch, técnico da Alemanha, sabe que a torcida será contra, mas não parece se incomodar.

– Eu falei para os jogadores que a torcida vai estar contra nós amanhã. É algo que eles já sabem e que não lhes é novo. Eles jogam na Bundesliga (Campeonato Alemão) com 60 mil, 70 mil pessoas contra eles. Então não há pressão. Eu pessoalmente, para ser honesto, curto estádios barulhentos. Ter a torcida contra você pode ser uma grande motivação. Estamos muito ansiosos pela partida de amanhã – disse Hrubesch.