Cotidiano

Mandela deixa parte da herança para seu motorista pessoal

JOHANNESBURGO – O antigo motorista de Nelson Mandela, sua secretária e várias escolas onde o ex-líder sul-africano estudou foram beneficiados com a herança do Nobel da Paz. Com patrimônio deixado de um equivalente a cerca de US$ 1,5 milhão, o mais célebre preso político do apartheid distribuiu parte de seus bens com não-familiares.

Numa cerimônia simbólica em Johannesburgo, o espólio de Mandela revelou a distribuição dos bens repartidos. Seu chofer, Mike Maponya, ganhou 50.000 rands, cerca de US$ 3 mil. O mesmo valor foi recebido por sua secretária pessoal, Zelda la Grange.

— Não me surpreende que Mandela tenha deixado algo a tantos de nós. Pouca gente teria feito algo parecido. É típico da gentileza e generosidade de Madiba — disse Maponya, chamando o ex-chefe pelo apelido que é comumente utilizado em referência ao Nobel da Paz em seu país.

Enquanto uma breiga judicial com sua ex-mulher, Winnie, continua em curso pela antiga casa do líder político, outros beneficiários incluem a universidade de Fort Hare, sua primeira escola e o instituto de Orlando West, todos lugares onde estudou e residiu.

A maior parte da herança de Mandela, morto em 2013 aos 95 anos, ficou com sua mulher, Graça Machel.