Cotidiano

MAM recebe nova edição de mostra com finalistas do Pipa

luizabaldan.jpg

RIO ? No próximo sábado, o Museu de Arte Moderna do Rio recebe uma nova edição da mostra que reúne os finalistas do Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa): os cariocas Luiza Baldan e Gustavo Speridião, a paulistana Clara Ianni e o mineiro Paulo Nazareth vão expor na instituição trabalhos criados recentemente. Os quatro selecionados para a reta final já foram, cada um, indicados pelo menos duas vezes nas seis edições anteriores, e obedecem à diretriz dada por Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto Pipa, para orientar o amplo colégio eleitoral que indicou os 76 nomes da lista de onde saíram os finalistas. Links Artes Visuais 28.8

? É preciso ter uma trajetória recente, porém relevante. Às vezes a trajetória recente prevalece, às vezes é o caráter relevante da produção, mas este é o critério principal, que norteia a escolha ? diz ele, ressaltando que, neste ano, a mostra acabou tendo um denominador comum. ? Todos têm um perfil bem político. Talvez a obra da Luiza seja onde essa aproximação é menos evidente, mas está presente no modo como ela explora a relação com a arquitetura.

Luiza Baldan apresenta a videoinstalação ?Perabé? (2014-2015), uma narrativa contemporânea sobre São Paulo. Gustavo Speridião, provavelmente o artista em que a pegada política seja mais explícita ? ele tem o que Camillo Osorio define como ?uma pintura ruidosa? ? vai exibir a pintura-instalação ?Fora? (2013), em que se apropria poeticamente de imagens do mundo, inclusive palavras de ordem, deslocando-as para o ambiente da arte. Clara Ianni, cuja pesquisa para o doutorado em Artes Visuais na USP tem como foco a relação entre arte e política, mostra a videoinstalação ?Círculo? (2014-2016); e Paulo Nazareth, a instalação ?Produtos de genocídio? (2015-2016), com serigrafias, gravuras e objetos que refletem sobre o extermínio de populações indígenas e a apropriação de elementos de sua cultura como objetos de consumo.

? Do ponto de vista do MAM, receber esta exposição é muito interessante, porque dá acesso ao nosso público de uma parte da produção contemporânea ? diz Fernanda Lopes, curadora assistente do museu. ? Há artistas nascidos aqui, como o Gustavo Speridião, mais conhecido do público carioca, mas tem gente que nunca expôs no Rio, como a Clara Ianni.

O vencedor será conhecido no dia 9 de novembro. O prêmio é de R$ 130 mil, soma que inclui uma residência artística no exterior. Mas há também o Pipa Popular, de R$ 24 mil, cujo ganhador será escolhido pelos visitantes do MAM.