Cotidiano

Maluf presta depoimento em processo em que é réu no STF

BRASÍLIA – O deputado Paulo Maluf (PP-SP) prestou depoimento nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo em que é réu por falsidade ideológica. Ele é suspeito de ter omitido na prestação de contas da campanha de 2010 R$ 168 mil doados pela empresa Eucatex, de propriedade da sua família. O depoimento durou 45 minutos e foi fechado à imprensa. Ao sair, Maluf não quis dar declarações.

? Maluf não tem nada a declarar além daquilo que está nos autos ? disse o deputado.

A denúncia contra Maluf e Sérgio Stefanelli Gomes, um dos administradores financeiros da campanha, foi recebida por unanimidade em 15 de setembro do ano passado pela Primeira Turma do STF. Com isso, eles passaram da condição de investigados para réus. O relator é o ministro Luiz Fux. Na época, a defesa de Maluf alegou que a assinatura na prestação de contas não era do deputado, mas do tesoureiro da campanha, Jordi Shiota. Sustentou ainda que já houve prescrição de uma eventual pena.

Os ministros, porém, entenderam que ainda não ocorreu a prescrição. Também concluíram que, mesmo não constando a assinatura de Maluf na prestação de contas, o candidato é solidariamente responsável pela veracidade das informações financeiras e contábeis. Assim, deram continuidade ao processo. Até o momento não houve condenação ou absolvição.