Cotidiano

Malásia vai descontaminar aeroporto onze dias após morte de irmão de Kim Jong-un

201611100352371320_AP.jpgKUALA LUMPUR ? A descoberta de que a arma química de destruição em massa VX foi usada para matar matar Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, em um terminal aéreo lotado na Malásia, levantou questionamentos sobre segurança pública no país, onze dias depois do assassinato. Embora não haja nenhum sinal de que qualquer pessoa tenha adoecido, a polícia disse que uma da atacantes vomitou horas após o ataque. Kim Jong-nam

Nesta sexta-feira, a polícia acionou a agência de energia atômica para descontaminar o aeroporto, que negou que fosse de sua responsabilidade.

Autoridades da Malásia passaram mais de uma semana dizendo que o aeroporto estava seguro. Mas depois do anúncio de que o agente extremamente perigoso foi usado, a agência Associated Press questionou o inspetor-geral da polícia da Malásia, Khalid Abu Bakar, se a descontaminação ocorreria. Ele respondeu: ?Estamos fazendo isso agora?.

A arma química de destruição em massa VX é considerada por especialistas como a mais mortal de todos os compostos organofosforados existentes (composto orgânico tóxico usado também em inseticidas), sendo capaz de persistir por longos períodos no meio ambiente e levando as vítimas a terem uma sensação de afogamento antes da morte ? mesmo com uma pequena dosagem. A substância, banida desde 1993, teria começado a afetar o sistema nervoso de Kim Jong-nam imediatamente, causando primeiro tremor e, em seguida, morte em poucos minutos.