Cotidiano

Malala Yousafzai elogia Nobel da Paz para Santos

2015_866997736-malala2.jpg_20151117.jpg RIO ? Nobel da Paz em 2014, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai elogiou a escolha do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para o prêmio deste ano. A ativista disse que o mundo precisa de líderes corajosos, depois que o mandatário foi premiado pelas negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O anúncio veio do comitê que entrega o prêmio na manhã desta sexta-feira.

“Mais do que nunca, precisamos de líderes corajosos, que enfrentem o extremismo, que acreditem em uma visão de paz e trabalhem até consegui-la?, afirmou em comunicado a ativista que luta pela educação para meninas e já sofreu um atentado do Talibã. “Mais do que nunca, precisamos de líderes corajosos, que enfrentem o extremismo, que acreditem em uma visão de paz e trabalhem até consegui-la?.

O comitê responsável pela entrega do prêmio elogiou Santos por seus “esforços determinados para acabar com mais de 50 anos de guerra civil em seu país”. É o segundo colombiano que ganha um Nobel da Paz, depois do escritor Gabriel García Márquez. O prêmio excluiu deliberadamente o líder das Farc, Rodrigo Londoño, mais conhecido por seu nome de guerra Timochenko, que assinou o acordo com Santos.

A premiação foi concedida muitas vezes a processos de paz promissores, como o da Irlanda do Norte em 1998, entre israelenses e palestinos em 1994 e até no Vietnã em 1973, mas jamais indo de encontro a uma votação popular. No valor de (US$ 930 mil), o prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro.