Cotidiano

Mais uma chance à saúde 

Voluntárias da Legião Feminina de Combate ao Câncer organizam para o próximo domingo (5), ação voltada à saúde da mulher. A partir das 7h30, elas estarão no terminal de transbordo Oeste, próximo à prefeitura, para agendar mamografias. Os exames são gratuitos e feitos no hospital Uopeccan. 

Conforme a voluntária Iria Maria Garmatz, os primeiros exames serão feitos ainda em fevereiro. “Já temos datas abertas para o mês que vem”, relata. Os agendamentos serão destinados às mulheres acima de 35 anos. Iria lembra que no ano passado, nesta mesma ação, quase 200 mamografias foram agendadas somente com as abordagens feitas no terminal. 
Vale destacar que a mamografia é uma forma de detectar precocemente o câncer de mama e aumentar a taxa de sobrevida do paciente.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e responde por 28% dos casos novos da doença a cada ano. “O exame é sempre uma possibilidade de prolongamento da vida. A partir do momento que a mulher se cuida essas chances aumentam significativamente”, afirma Iria.