Cotidiano

Mais um senador declara voto contra Dilma; no total, já são 53

BRASÍLIA – O senador Hélio José (PMDB-DF), que se celebrizou nas últimas semanas ao dizer que colocaria ?a melancia? que quisesse no comando da Secretaria de Patrimônio da União do Distrito Federal, que lhe foi entregue pelo governo Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira que votará a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Com isso, o número de votos já anunciado a favor do impedimento chega a 53, um a menos do que o mínimo necessário para sua consumação. Há ainda dez senadores que não declararam o voto. (VEJA A INTENÇÃO DE VOTO DE CADA SENADOR)

Impeachment votos

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje que ainda não decidiu se votará. Segundo ele, o regimento diz que o presidente do Congresso não vota, mas ele ainda não sabe o que fazer.

? Não vou fazer nada que me tire da isenção que tento seguir. Esse é o meu maior ativo e não vou me desfazer disso. O regimento diz que o presidente não vota, mas cheguei até aqui sem decidir o que vou fazer ? afirmou.

O Palácio do Planalto deu recados claros a Renan nos últimos dias. O presidente interino pediu voto diretamente para o presidente do Senado e, nesta reta final, aliados de Temer o informaram que “se abster é votar com a Dilma e, quem está com Temer, vota em Temer”.

Desde a noite de quinta-feira, Renan passou a dar claros sinais de que estaria preparando terreno para se posicionar a favor do impeachment. Antes de

protagonizar o discurso acalorado na manhã desta sexta-feira

, ele deu declarações criticando Gleisi Hoffmann (PT-PR) por ter dito que o Senado não tem ?moral? para julgar Dilma Rousseff e alertou a presidente afastada de que, se disser algo semelhante na segunda-feira, haverá reação.