Cotidiano

Mais transparência nas UPAs

A partir desta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde de Cascavel vai publicar uma lista dos pacientes atendidos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e que estão clicados na Central Estadual de Leitos aguardando por um leito hospitalar.

Conforme o município, o boletim será divulgado todas as manhãs, de segunda a sexta-feira. Na lista vão constar apenas as iniciais dos pacientes, a fim de preservar a identidade de cada um. O diagnóstico clínico também será preservado.

“O objetivo é deixar evidente que o município está cumprindo seu papel ao atender os pacientes, mas que não há continuidade no processo em muitos casos em que os diagnósticos exigem o internamento em leitos especializados, cuja responsabilidade é do Estado”, informou a prefeitura em nota.

A publicação passa a atender uma lei aprovada em 2017, pela Câmara de Vereadores de Cascavel, que pede mais transparência na saúde. A proposta dos edis surgiu após diversas denúncias de pacientes que aguardavam por semanas por um leito hospitalar, embora estivessem na lista da Central de Leitos.

O caso mais recente foi divulgado na tarde de ontem, pelo vereador Fernando Hallberg. Segundo ele, um paciente de 52 anos, que está na UPA Veneza, espera há 20 dias por um leito, sendo que o prazo para transferência é de 24 horas. Outra situação envolve um idoso de 91 anos que está há oito dias aguardando por internamento.

Uma lista com mais de 20 pacientes foi protocolada ontem, por Hallberg, no Ministério Público, ao promotor da 9ª Promotoria de Justiça, Ângelo Mazzuchi Ferreira. No ofício, foi solicitada urgência na transferência destes pacientes.

 

Coletiva

Hoje, às 10h, o secretário de Saúde, Rubens Griep, atenderá a imprensa em coletiva no auditório da prefeitura. Na ocasião, Griep esclarecerá sobre o funcionamento do boletim e de que forma será possível acessá-lo.