Cotidiano

Mais seis escolas terão aulas de robótica educacional em 2017

Projeto será ampliado gradativamente com mais seis escolas no próximo ano

Após estudos a Secretaria de Educação irá implantar aulas de robótica em seis escolas da rede no ano de 2017 e mais seis escolas no ano de 2018, com possibilidade de ampliação para mais escolas em 2019. Atualmente apenas uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel oferece aulas de robótica educacional aos alunos.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Baldini, a robótica ampliará a experiência educacional dos alunos, pois trata-se de um projeto importante que instiga o aluno a aprender e utilizar novas tecnologias. "A Secretaria de Educação apoia e busca a inovação, compreendendo a importância da informática e robótica educacional no desenvolvimento dos alunos”.

O coordenador de informática educacional e robótica Marcel Kappes da Silva destaca a importância de ampliar as aulas de robótica na Rede Municipal de Ensino de Cascavel: “Para que a robótica educacional contribua com o desenvolvimento dos alunos atendidos pela rede municipal de ensino de Cascavel é essencial que não fique limitada a poucas escolas, deve fazer parte de um projeto de expansão que consiga atingir grande parte da rede”.

As aulas serão realizadas no período contrário daquele no qual o aluno está matriculado. Desta forma, as aulas não causarão prejuízo nas atividades de Informática Educacional já desenvolvidas. Os instrutores de informática das escolas selecionados terão formações introdutórias e continuadas para fundamentar o trabalho.

“Os trabalhos com robótica educacional valorizam o trabalho em equipe, promovem a colaboração e melhor compreensão dos conteúdos abordados, auxiliando o aluno no domínio dos conteúdos da disciplina de matemática de uma forma rica e lúdica. É essencial garantir que os alunos tenham acesso a essa abordagem educacional”, conclui Marcel.