Policial

Mais fiscalização nos terminais

Com previsão de estarem funcionando no segundo semestre do ano que vem, os quatro novos terminais de transbordo devem receber um reforço na segurança. A informação foi repassada à reportagem do Hoje News pelo diretor da Guarda Municipal, coronel Avelino Novakoski.

Segundo ele, a intenção é fazer com que os profissionais fiquem o maior tempo possível nas novas estruturas. “Infelizmente não temos efetivo para manter uma equipe permanente, mas vamos fazer o máximo que pudermos”.

O reforço é um pedido da população, que reclama quase que diariamente dos constantes furtos, roubos e do consumo de entorpecentes nos terminais. “Pelo que acompanhamos pelas ocorrências atendidas pelos guardas, o terminal leste é onde encontramos o maior problema”.

Conforme o coronel, sempre que é possível, as equipes fazem operações para combater a criminalidade. “Na semana passada fizemos uma ação mais ostensiva durante três dias seguidos e percebemos que a população gostou e, principalmente, as ocorrências caíram”.

Para Novakoski, os marginais optam pelos chamados ‘horários de pico’ para agir. “É o momento em que há maior concentração de pessoas e fica até mais fácil para furtos, por exemplo”. Por conta disso, as equipes da Guarda Municipal fazem patrulhamento mais constante no início da manhã, ao meio dia e no fim da tarde ou início da noite. “Quando os criminosos veem a presença da guarda no local, tendem a se evadir e não cometer o delito que planejavam”.

Concurso

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, o coronel Avelino Novakoski, no último concurso realizado pela Prefeitura de Cascavel, há a previsão de contratação de novos profissionais. “Dos inscritos serão classificados 150 pessoas. Para o curso preparatório, que será semelhante ao feito pelos atuais guardas no ano passado, ainda não temos definidos quantos serão chamados”.

Segundo Novakoski, a intenção é chamar a maior quantidade de profissionais possível para reforçar a segurança em vários pontos da cidade. “Mas para isso esbarramos na lei, não só no que diz respeito ao limite de gastos com a folha de pagamento, mas também com uma determinação nacional que fala a respeito da quantidade máxima de guardas municipais em cada cidade”.

Questionado em relação a quantidade máxima de guardas possível para Cascavel, o coronel disse que pelos últimos cálculos populacionais esse número chega a 120. “Atualmente temos nas ruas 50 profissionais e, se levarmos em consideração esse último número, podemos contratar ainda outros 70”.