Cotidiano

Mais de três milhões de crianças sírias só conhecem a guerra

2016 932695814-201608181700344192_AFP.jpg_20160818.jpgBEIRUTE ? Omran Daqneesh, cuja foto de um resgate em Aleppo chocou o mundo, é apenas um dos 3,7 milhões de sírios (um terço dos menores) nascidos após o início da guerra civil em 2011, de acordo com a Unicef, a agência da ONU para a proteção da criança. Entre eles, 151 mil são refugiados desde o primeiro dia de suas vidas porque nasceram de pais que deixaram a sua terra natal. aleppo

Omran, de 5 anos, transformou-se no novo rosto da tragédia depois que uma imagem sua sentado numa ambulância, após ser resgatado de escombros, ganhou repercussão mundial.

Coberto de poeira e com a cabeça ensanguentada, Omran foi salvo com os três irmãos ? com idades de 1, 6 e 11 anos ? a mãe e o pai após seu prédio ser atingido por um bombardeio aéreo na cidade sitiada de Aleppo, na noite de quarta-feira.

A imagem ? do fotógrafo Mahmoud Raslan ? captura o momento em que Omran percebe que está sangrando. E foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais.

Ativistas culpam o regime sírio e a Rússia pelos ataques, que deixaram oito mortos, incluindo cinco crianças. Desde que a guerra começou, 4.500 crianças foram mortas na cidade no Norte do país, a principal de Síria.

Na semana passada, a ONG Save the Children denunciou o aumento dos ataques a escolas na cidade, assim como em Idlib ? mais de 6.500 delas foram destruídas até agora. Em apenas sete dias, seis escolas foram atacadas, matando alunos e professores.