Cotidiano

Mais de cem crianças indianas teriam morrido por comer lichia de estômago vazio, dizem pesquisadores

RIO ? Cientistas americanos e indianos afirmam que uma misteriosa doença que matou mais de cem crianças, em um ano, no nordeste da Índia foi causada por terem comido lichias estando com o estômago vazio. Por mais de duas décadas, crianças aparentemente saudáveis na região de Bihar, repentinamente, sofreram convulsões e perda de consciência. E quase a metade morreu, segundo médicos. Uma nova pesquisa, publicada no jornal médico The Lancet, sugere que elas foram envenenadas pela fruta.

A maioria das vítimas eram crianças pobres da principal região de produção de lichias da Índia que teriam comido frutas que caíam no chão em pomares.

As lichias contém toxinas que inibem a capacidade do organismo de produzir glicose, o que teria afetado crianças pequenas cujos níveis de açúcar no sangue já eram baixos por não jantarem. Elas acordaram gritando à noite antes de sofrerem os sintomas, associados a um inchaço agudo no cérebro.

Pesquisadores que examinaram crianças doentes internados em Muzaffarpur, entre maio e julho de 2014, encontraram um link para um surto de doença que causou inchaço cerebral e convulsões em crianças também no Caribe. Seria o fruto ackee, que continha hipoglicina, susbtância tóxica que impede o corpo de produzir glicose.

Os testes mostraram que as lichias também continham a toxina. Isso levou as autoridades de saúde a alertar os pais a se certificar de que as crianças estão recebendo refeição à noite e a limitarem o número de lichias que consomem. Eles ressaltam ainda que crianças que apresentam sintomas associados com o surto devem ser tratadas rapidamente para a hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue.