Cotidiano

Mais de 80% das empresas não cumprem cota para deficientes

Das 96 empresas com sede em Cascavel que possuem cem ou mais funcionários, somente 17 cumprem a cota de profissionais

Cascavel – O Ministério do Trabalho em Cascavel realiza uma série de auditorias nas empresas da cidade. O motivo é descobrir se a lei de cotas para empregados com deficiência é cumprida. Conforme o auditor fiscal do Ministério, Luiz Carlos Andrade, das 96 empresas com sede em Cascavel que possuem cem ou mais funcionários, somente 17 cumprem a cota de profissionais com algum tipo de deficiência, ou seja, 82% estão fora do que determina a legislação. “Do total de empresas, 31 não têm sequer um trabalhador com algum tipo de necessidade especial e isso está errado”.

Para regularizar essa situação, o Ministério do Trabalho está fazendo uma série de auditorias nas empresas. Na primeira, realizada em agosto, 30 empresas foram selecionadas e, do total, apenas quatro (13%) estavam de acordo com a lei.

Segundo Luiz, as empresas foram notificadas e três já se enquadraram na cota. “As demais terão um prazo de 90 dias para isso, que termina em novembro. Depois desse prazo, voltaremos aos locais, analisaremos os documentos, e se a regularização não foi feita, a empresa será penalizada, inclusive com multa”.

De acordo com o auditor, o déficit de trabalhadores com necessidades especiais nas 96 empresas é de 1.479 pessoas. Questionado se o município possui esse total de trabalhadores com este perfil, Luiz disse que, em alguns casos, as empresas têm sede em Cascavel, mas filiais em outros municípios. “Somente aqui em Cascavel, se verificarmos os números dos trabalhadores que procuram a Agência do Trabalhador ou ainda os que serão recolocados no mercado de trabalho pelo INSS [Instituto Nacional de Seguridade Social], conseguimos facilmente 600 pessoas com qualificação profissional e que querem efetivamente trabalhar”.

Agência do Trabalhador realiza Dia D

Para minimizar os números do desemprego e ampliar a inclusão de trabalhadores com algum tipo de deficiência no mercado, a Agência do Trabalhador em Cascavel realizou ontem o Dia D de Inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS.

No local, 30 empresas de Cascavel montaram guichês com equipes do setor de RH (Recursos Humanos) e fizeram a seleção de trabalhadores.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Maristela Becker Miranda, esta é a terceira edição do Dia D. “Em Cascavel temos cerca de 200 pessoas com deficiência aguardando vagas de emprego. Agora é um primeiro contato, mas já tivemos contratações”.

Conforme Maristela, 150 vagas foram ofertadas por 30 empresas parceiras. “Elas são dos mais variados setores, incluindo auxiliar administrativo, empacotador, caixa, recepcionista, garagista, entre outras”.