Cotidiano

Mais de 700 delegados republicanos não votaram em Trump

USA-ELECTION_REPUBLICANSCLEVELAND ? A noite que consagrou a indicação de Donald Trump como candidato oficial do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos expôs profundas divisões na legenda. Na votação nominal durante a convenção em Cleveland, nesta terça-feira, 721 delegados votaram para outros candidatos ? a manifestação mais significativa da dissidência do partido desde 1976, quando os republicanos tiveram uma convenção contestada, na qual não há um candidato claro.

Quando os delegados de Ohio deram 66 votos para o seu governador, John Kasich, um coro misturado de aplausos e de vaias ecoou da multidão, evidenciando ainda mais o racha entre os republicanos. Kasich, que deixou a disputa nas primárias, em maio, se recusou a apoiar Trump e tem sido um forte crítico do magnata.

Republicanos tradicionais na plateia mostraram pouco entusiasmo com Trump. Em meio à celebração, alguns delegados permaneceram sentados. E antes do fim dos discursos, o auditório já estava esvaziado.

Apesar da evidente falta de consenso, no entanto, Trump declarou-se ?orgulhoso? por ter sido indicado e afirmou que vencerá a disputa pela presidência dos Estados Unidos. O filho do magnata, Donald Jr., simbolicamente anunciou os votos de Nova York, que garantiram o mínimo de 1.237 delegados necessários para a indicação.

?Esse é um movimento. Mas temos de ir até o fim. Eu estou tão orgulhoso de ser seu candidato a presidente?, disse aos delegados, em uma transmissão por vídeo.

Sem nunca ter ocupado um cargo eletivo, Trump comentou que foi um dia muito especial assistir a seus filhos anunciarem a contagem do número de delegados de Nova York.

?O que nós fizemos conseguindo a indicação do partido… Nunca vou me esquecer disso?, comemorou. ?Com seu voto hoje, essa etapa da corrida presidencial chegou ao fim. Juntos, conquistamos resultados históricos?, agradeceu ele a seus correligionários.

CANDIDATO ACEITARÁ NOMEAÇÃO NA QUINTA

Trump discursará na convenção, ao vivo, nesta quinta-feira, quando aceitará formalmente a nomeação e ? conforme prometido ? apresentará ?como vamos construir um futuro mais brilhante e mais cheio de esperança para todos os americanos?.

?Vamos ganhar a presidência e trazer uma mudança real e liderança de volta a Washington?, disse à plateia, garantindo que ?vamos ganhar em novembro?.

Ele elogiou seu companheiro de chapa, o governador de Indiana, Mike Pence, qualificando-o como ?um homem incrível?, que daria ?um grande vice-presidente?.

A algazarra tomou conta da Quicken Loans Arena quando a delegação de Nova York, o estado de Trump, deu seus 89 votos no momento-chave ? tudo previamente orquestrado ? para selar a indicação.

? É incrível. É surreal. Estou muito orgulhosa do meu pai, todos estamos ? disse à CNN a filha mais velha do magnata do setor imobiliário, Ivanka.

Uma a uma, as delegações dos 50 estados e territórios americanos anunciaram os resultados das primárias no segundo dia da convenção em Cleveland, uma cidade de 400 mil pessoas, blindada à espera de muitos protestos.

Na contagem final, baseada no resultado das primárias, Trump obteve 1.725 delegados, seguido de Ted Cruz, 475, John Kasich, 120, e Marco Rubio 114. Jeb Bush, visto no passado como o candidato lógico dos republicanos, obteve apenas três votos.

ACUSAÇÃO DE PLÁGIO

A indicação oficial de Trump não ofuscou as acusações de plágio contra sua mulher, que teria copiado um discurso de Michelle Obama na mensagem proferida na véspera em Cleveland.

Melania Trump, que pronunciou um discurso bem recebido pelos delegados na segunda-feira à noite, no primeiro dia da convenção, foi rapidamente acusada de ter plagiado parte de um discurso de Michelle Obama na convenção democrata de 2008, em uma passagem dedicada à transmissão de valores

Os trechos foram tão similares que a campanha de Donald Trump divulgou um comunicado para explicar que a equipe que redigiu o discurso de Melania havia ?tomado notas sobre o que a inspirava na vida e, em alguns casos, incluíram fragmentos que refletiam seu próprio pensamento?.

Os americanos vão às urnas em 8 de novembro para eleger o sucessor do presidente Barack Obama, uma disputa que terá Trump e a democrata Hillary Clinton como protagonistas.