Cotidiano

Mais de 50 mil sírios já fugiram de combates entre regime e rebeldes em Aleppo

TOPSHOT-SYRIA-CONFLICT (2)ALEPPO – Mais de 50.000 mil fugiram ante o avanço das forças do regime sírio nos bairros rebeldes de Aleppo nos últimos quatro dias, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). As estimativas são de que mais de 20 mil tenham buscado refúgio na parte da cidade controlada pelo governo e outras 30 mil no setor nas mãos das forças curdas. O êxodo começou no fim de semana com a intensificação dos combates terrestres e dos bombardeios aéreos que permitiram às tropas do presidente Bashar al-Assad avançar na zona rebelde e reconquistar algumas áreas. aleppo3011

Apenas nesta quarta-feira, ao menos 21 civis, incluindo duas crianças, morreram em ataques da artilharia das forças do governo. A artilharia do governo também deixou dezenas de feridos entre os civis no bairro de Jeb al-Qobbeh, segundo o OSDH.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) calculou na terça-feira à noite em 20 mil o número de civis que fugiram do Leste de Aleppo durante as últimas 72 horas.

As forças do regime cercam a zona leste de Aleppo desde julho e agora as forças rebeldes perdem espaço para o Exército. Quase 250 mil habitantes moravam na cidade em situação de miséria absoluta ? praticamente sem alimentos, energia elétrica ou medicamentos.

? A situação é alarmante e aterradora ? afirmou na terça-feira o secretário de operações humanitárias da ONU, Stephen O’Brien. ? Quase nenhum hospital está aberto e as reservas de alimentos estão praticamente esgotadas.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta quarta-feira em Nova York para analisar em caráter emergencial a situação em Aleppo.