Policial

Mais de 50% dos acidentes têm envolvimento de motos

Dos 872 acidentes registrados na cidade de 1º de janeiro até ontem, 488 (ou 56%) envolveram motos

Cascavel – Somente o capacete protege quem anda de motocicleta. Mas isso não basta no trânsito de Cascavel, onde esse tipo de veículo aparece em mais da metade das ocorrências de trânsito. Dos 872 acidentes registrados na cidade de 1º de janeiro até ontem, 488 (ou 56%) envolveram motos.

O maior número de casos envolve simultaneamente carros e motos, com 310 registros. As quedas de moto totalizaram outras 119 ocorrências. Na sequência apareceram as batidas entre duas motocicletas (27), entre motos e bicicletas (18), entre motos e caminhões (10) e entre motos e ônibus (4). O índice de feridos em acidentes com motos equivale a mais de 53% dos atendimentos do Siate e encaminhadas ao atendimento hospitalar.

Já os dados do Corpo de Bombeiros relativos ao mesmo período indicam o atendimento de 383 vítimas de acidentes entre motocicletas e automóveis, 136 de queda de moto, 45 de acidentes entre duas motocicletas, 25 acidentes entre motos e bicicletas, 13 de acidentes entre motos e caminhões e quatro entre motos e ônibus.

VÍTIMAS FATAIS

Das 14 mortes no trânsito contabilizadas pelo Siate, que são aquelas em que as vítimas entram em óbito no local dos acidentes, quatro foram de motociclistas – três em acidentes de motos x automóveis e uma de moto x ônibus.

PREVENÇÃO

Para tentar minimizar esses números, uma série de ações está sendo desenvolvida em Cascavel pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), com apoio de outros órgãos. É o movimento Maio Amarelo, iniciado na segunda-feira.

Dentre as atividades previstas estão palestras, operações conjuntas com a Polícia Militar, escolas e afins. Nesta sexta-feira, das 9h e às 14h30, será desenvolvido no anfiteatro da Empresa Pioneira o Projeto Cidadão em Trânsito, que irá passar orientações aos motoristas do transporte coletivo.

A importância do uso do capacete

Segundo estimativa do Detran (Departamento de Trânsito do Estado), no Paraná ocorrem três acidentes por hora envolvendo motos. Além disso, todos os anos aproximadamente 500 motociclistas morrem e outros 20 mil ficam feridos. As vítimas são, em sua maioria, jovens com idade de 18 a 34 anos, e dentre as muitas causas estão a imprudência e a falta do uso do capacete.

Conforme a Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Trânsito, o risco de morrer em um acidente com motocicleta é 20 vezes maior do que numa colisão com um automóvel. E esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete.