Política

Mais de 4 mil crianças sem creche

O número é assustador. São 4.403 crianças sem creche em Cascavel. Essa é a longa lista de espera de vagas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade. A informação é da Secretaria de Educação, atualizada.

No início do ano, a nova gestão fez um estudo e uma reorganização que garantiu a liberação de várias vagas. E de janeiro até 21 de setembro, foram 1.869 novas matrículas realizadas graças a esta medida tomada pela administração. O que significa que a lista de espera poderia ser bem maior.

A cidade conta com 52 CMEIs funcionando e mais dois que devem entrar em operação nos próximos dias. Além da reabertura natural de vagas quando uma família desiste do direito para uma criança, foram abertas novas turmas nos CMEIs Proinfância, que contavam com salas multiuso que foram transformadas em sala de aula. E esses são apenas alguns dos números.

Na Defensoria Pública, são mais de dois mil processos em andamento com pedido de vagas em Cascavel.

Na Câmara de Vereadores, uma iniciativa pode pelo menos amenizar a dificuldade de encontrar uma vaga. Os vereadores aprovaram, em primeira votação, o projeto de Lei 81/2017 que faz uma reorganização, coloca prioridades e transparência nessa lista.

A proposta prioriza vagas para crianças que estão em vulnerabilidade social, para pessoas com deficiência e para pais que trabalham. A partir da aprovação, esses pais não vão mais precisar recorrer à Defensoria Pública para conseguir uma vaga. Pelo menos não na teoria. A partir do momento em que a lei for aprovada, a lista de espera constando todos os dados e os CMEIs em que essas crianças aguardam será disponibilizada para acesso geral no Portal da Transparência.