Cotidiano

Mais de 300 advertências no ano por uso indevido

O restante se divide entre cartões de idosos e pessoas com deficiência?, esclarece a ValeSim

Cascavel – O uso indevido do cartão destinado ao transporte coletivo público de Cascavel gerou mais de 300 aplicações de advertência neste ano por parte da ValeSim, responsável pela administração dos serviços. Em dois casos, a notificação é reincidente.

 “Existem cartões bloqueados, que ainda não foram aplicadas a advertência, ou seja, o dono do cartão não compareceu até a ValeSim para retirar o seu cartão, mediante a assinatura da advertência”, acrescenta a empresa.

Em situações reincidentes, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) dará o parecer, que pode suspender por determinado tempo ou até mesmo tirar o direito do benefício aos passageiros.

A maior parte das irregularidades é constatada entre cartões de estudantes. “Em torno de 80% das ocorrências, são de estudantes que emprestam seu cartão. O restante se divide entre cartões de idosos e pessoas com deficiência”, esclarece a ValeSim.

GRATUIDADE

Pelo cadastro da ValeSim, há 31 mil cartões de gratuidade e neste ano mais de 24 mil usuários renovaram os cartões.

A concessão do benefício é dividida entre os seguintes grupos: idosos de 60 a 64 anos, idosos de 65 anos ou mais e deficientes.

Considerando as emissões de novos cartões de passagens gratuitas, em 2016 foram 944 para idosos de 60 anos, 791 para idosos de 65 anos e 242 a deficientes.