Cotidiano

Mais de 30 dos 84 mortos no atentado de Nice eram muçulmanos

201607200954584267_AP.jpgNICE ? Mais de um terço das pessoas mortas no atentado de Nice na semana passada era muçulmanos, informou a chefe de uma associação islâmica regional na terça-feira, citada pelo jornal ?The New York Times?. O ataque reivindicado pelo Estado Islâmico (EI) matou 84 pessoas e feriu outras 308. França

Kawthar Ben Salem, porta-voz da União dos Muçulmanos dos Alpes Marítimos, disse que funerais muçulmanos foram realizados para pelo menos 30 pessoas que morreram durante o ataque nas celebrações do Dia da Queda da Bastilha na França, incluindo homens, mulheres e crianças.

O ataque ocorreu depois da explosão de fogos de artifício, quando um tunisiano, identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, avançou com um caminhão em direção à multidão, atropelando centenas de pessoas.

O Ministério Público de Paris, que lida com investigações de terrorismo, disse na terça-feira que todas as 84 pessoas mortas no ataque tinham sido formalmente identificadas.

Cerca de 120 mil pessoas nos Alpes Marítimos são do Magrebe ? incluindo Argélia, Tunísia e Marrocos. A maioria é muçulmana, alguns são judeus e cristãos, de acordo com estimativas de associações locais.

Nice é também um destino para muçulmanos do Senegal e de outros países do Oeste Africano, onde se fala francês, e há também uma comunidade considerável de muçulmanos das Ilhas Comores.