Cotidiano

Mais de 240 mil farão Enem só em dezembro

Medida é necessária devido as 364 ocupações em todo o País

Santa Helena – O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram ontem o número final de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que terão suas provas adiadas para 3 e 4 de dezembro em função das ocupações dos locais onde fariam o exame. O número subiu de 191.494 para 240.304, já que durante a semana mais colégios e campus universitários foram ocupados, representando 2,79% do total de candidatos, que passa de 8,6 milhões. Na terça-feira (1), 304 instituições de ensino permaneciam ocupadas. Ontem, o número chegou a 364 em todo o País, em 18 estados e Distrito Federal. 

Os locais de prova desocupados depois das 23h59 dessa segunda-feira (31), prazo estipulado pelo MEC, seguem na lista de escolas onde o exame foi adiado. A mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem e inviabilizaria sua complexa logística. Todos os inscritos afetados foram comunicados por SMS e e-mail. Os novos locais de prova desses inscritos serão divulgados oportunamente.

NO OESTE

Até a tarde de sexta-feira, seis colégios permaneciam ocupados no Oeste. O Núcleo Regional de Educação de Toledo é o único que ainda possui escolas fechadas devido ao movimento dos alunos secundaristas contra a reforma no ensino médio, com três em Santa Helena e três em Toledo. O caso mais recente de desocupação foi em Cascavel, no Colégio Jardim Santa Felicidade.

O Enem, no entanto, só será adiado no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Santa Helena, que já constava na primeira lista divulgada pelo MEC. No local, estavam inscritas 280 pessoas. No Paraná, o segundo estado com o maior número de locais de prova ocupados, 77 colégios não poderão realizar o exame neste fim de semana. Em todo o Estado, dos mais de 419 mil inscritos, 43.618 foram afetados com a mudança.

Sábado e domingo

Apesar das ocupações, o Enem ocorre normalmente a 8,3 milhões de candidatos neste sábado e domingo. A abertura dos portões está marcada para as 12h com fechamento às 13h nos dois dias de avaliação. O inscrito deve levar um documento com foto, o cartão de inscrição e caneta esferográfica preta.

Invasão na UFPR

Um grupo de mascarados ocupou na noite de quinta-feira (4) o prédio histórico da UFPR, em Curitiba. De acordo com alunos, o grupo chegou ao campus por volta das 22h30, no horário da saída de aula. A porta de entrada principal teve os vidros quebrados e alguns estudantes se cortaram.