Cotidiano

Mais de 2,2 mil pessoas caíram na malha fina na Delegacia de Cascavel

Entre os principais motivos está a omissão de rendimentos em 45% dos casos retidos

Cascavel – O sétimo e último lote de restituição de IR (Imposto de Renda) ano base 2014 será pago aos contribuintes hoje em todo o País. Na Delegacia Regional de Cascavel, que abrange 94 municípios, foram 223.600 declarações. Deste total, 2.236 caíram na malha fina.

Entre os principais motivos está a omissão de rendimentos em 45% dos casos retidos, seguido das despesas médicas com 18% dos que caíram na malha fina, não comprovação de IRRF com 8% e pensão alimentícia com 6%.

“Mais de mil contribuintes omitiram os rendimentos na hora de fazer a declaração, este foi o principal motivo. Não há o que se falar em valores já que estamos tratando de discordâncias quanto ao declarado”, explica o delegado da RF em Cascavel, Paulo Bini.

Para verificar a situação específica, o contribuinte deverá acessar o site pelo ícone atendimento eletrônico e ver o motivo de sua pendência.

“Caso concorde com os apontamentos feitos pela Receita Federal, o contribuinte poderá retificar a declaração fazendo os ajustes necessários. Se ainda resulta em imposto a restituir ele deverá aguardar a disponibilização dos valores nos próximos lotes que são liberados todos os meses a partir de janeiro de 2016. Caso a retificação resulte em imposto a pagar os valores deverão ser recolhidos por meio de Darf [Documento de Arrecadação de Receitas Federais] com os acréscimos devidos”, frisa Bini.

O contribuinte que não concordar com os apontamentos feitos pela RF deverá aguardar e a partir de janeiro agendar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para comprovação da regularidade da situação. O contribuinte terá que levar cópia e documentos originais à comprovação da pendência.

Restituição

A partir de hoje serão pagos aproximadamente R$ 3,4 bilhões aos 2,7 milhões de contribuintes do último lote do IRRF de 2015 em todo o Brasil. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou ainda pelo telefone 143 e aplicativos em smartphones e tablets. Quem não estiver neste lote automaticamente está na malha fina e deverá seguir as orientações citados na reportagem.