Opinião

Mais de 210 milhões de fiscais

Por Carla Hachmann

A palavra transparência é citada por dez de cada dez candidatos a gestor público. Já virou até clichê. Embora no dia a dia boa parte deles adote seu próprio conceito sobre transparência, nem sempre reagindo muito bem quando alguém cobra ou expõe algumas situações. Faz parte do jogo!

Uma iniciativa federal parece vir ao encontro da necessidade de maior controle sobre a coisa pública. O governo quer incentivar os mais de 210 milhões de brasileiros a serem fiscais dos serviços e das obras públicas, oferecendo-lhes mecanismos tecnológicos como aplicativos para celulares para monitorar e denunciar.

O secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, revela que cinco das 29 modalidades diferentes de transferência de recursos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil já estão integradas à Plataforma +Brasil e que até 2022 todas as outras 24 estarão dentro da mesma “solução tecnológica”.

São três aplicativos que permitem o acompanhamento, em tempo real, das transferências e da aplicação dos recursos federais. Eles estão disponíveis nas principais plataformas para celulares e no site. Ou seja, todos poderão vigiar o que é feito com o nosso dinheiro.

O primeiro aplicativo é voltado a gestores municipais, estaduais e federais. O segundo, a fiscais desses instrumentos de transferências, responsáveis pelo acompanhamento da obra. O terceiro aplicativo é dirigido aos cidadãos.

Uma iniciativa salutar que vai acabar com uma série de discursos de fumaça adotados em palanques. Que a prática vire rotina e se estenda a todas as esferas públicas.