Cotidiano

Mais de 19% apresentam lesões pré-cancerígenas

Das 392 pessoas que procuraram atendimento, 75 apresentaram as chamadas ceratoses actínicas, que são lesões pré-cancerosas

Cascavel – Considerado um dos cânceres mais comuns, o câncer de pele tem preocupado cada vez mais os dermatologistas de todo o País. Em Cascavel, no fim de novembro, mês dedicado à prevenção da doença, o Hospital Universitário realizou campanha intitulada Dia C de Combate ao Câncer de Pele. E o resultado não é nada “animador”.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, das 392 pessoas que procuraram atendimento, 75 apresentaram as chamadas ceratoses actínicas, que são lesões pré-cancerosas. O número representa 19,13% do total e nesses casos foi realizado o tratamento de crioterapia, que é o uso de nitrogênio líquido para remover a lesão.

Além disso, outros 36 casos, ou seja, 9,16% dos pacientes foram considerados suspeitos de câncer de pele, sendo 28 de carcinomas basocelulares, seis de carcinomas espinocelulares (estes os mais comuns e mais simples de se tratar) e dois de melanomas, que já foram agendados para cirurgia ou biopsia, antecipando o tratamento.

Cabe ressaltar que o câncer de pele pode ser prevenido com atitudes simples, como evitar a exposição excessiva ao sol, proteção da pele dos efeitos da radiação UV, inclusive com o uso de protetores ou filtros solares.