Policial

Mais de 17 por mês

Quase um a cada dois dias. Essa é a média de atropelamentos em Cascavel. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, de 1º de janeiro deste ano até ontem 189 pessoas foram vítimas de atropelamentos nas ruas. A última delas foi Elza Catani, uma idosa de 82 anos.

Ela atravessava a Rua Rio Grande do Sul no cruzamento com a Rua General Osório, pela faixa de pedestres e onde o tráfego é controlado por semáforo, quando foi atingida por um veículo. O condutor do carro fugiu sem prestar socorro e populares acionaram o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). Elza estava com um edema na cabeça e diversas contusões e escoriações pelo corpo. A idosa foi encaminhada ao Hospital Universitário de Cascavel para melhor avaliação.

E foi justamente atravessando uma faixa de pedestres, em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Calçadão da Avenida Brasil, que outra idosa, Inês Campanharo Dalla Costa, de 81 anos, morreu no dia 6 de outubro. Inês estava com o marido quando foi atingida por uma Honda Biz. Ela foi socorrida pelo Siate, encaminhada ao Hospital Universitário com TCE (Traumatismo Crânio Encefálico), mas não resistiu aos ferimentos.

As vítimas

Inês é uma das 17 pessoas que foram vítimas fatais de acidentes do tipo atropelamentos em Cascavel. As demais vítimas são: Ivani de Paula Araújo, Regiane Sinardo, Irineu Pedro da Silva Junior, Ester Jovelina Dalmazo Freitas Gimenez, Amadeus Rocha de Matos, Edson Fernandes, Eni Aparecida Cantelli, José Osmar Silva do Nascimento, Lohayne Helena de Oliveira, Reginaldo Pereira Cort, Judete Inês Nicolao, José Teixeira das Neves, Maria Aparecida Teixeira de Oliveira, Avelino Cruz de Oliveira, José Augusto Moraes, e um homem atropelado em abril, na BR-467, que até hoje não foi identificado.

Queda

Conforme o relatório dos bombeiros, apesar de altos, os números dos acidentes de trânsito do tipo atropelamento em Cascavel caíram mais de 10% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Entre os dias 1º de janeiro a 29 de novembro de 2016 foram atendidos 211 casos. Em relação aos óbitos causados por atropelamentos, segundo dados da reportagem do Hoje News, eles são iguais ao mesmo período do ano passado: 17 mortes.