Cotidiano

Mais de 1,1 milhão de casas ficam sem água no Chile após fortes chuvas

65435302_A woman draws water from a pool during a drinking water supply cut in Santiago on February.jpgRIO – Mais de 1,1 milhão de lares em Santiago, capital do Chile, foram afetados neste domingo por um corte de água que continuará até segunda-feira, resultado de fortes chuvas que atingiram cinco regiões no Norte e na região central do país. De acordo com autoridades, quatro pessoas morreram e 19 ficaram desaparecidas como consequência da intensa precipitação. Links Chile

Inicialmente, no sábado, 1,4 milhão de casas ficaram desabastecidas de água, mas o número foi reduzido para 1,1 milhão dez horas depois, segundo informou a empresa Aguas Andinas, que abastece a capital. O corte afeta 4,5 milhões de pessoas dentre os 6,5 milhões habitantes de Santiago.

O corte de abastecimento sucede as fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra e de escombros, caindo nas águas do Rio Maipo, que abastece a maior parte da capital.

Nas proximidades do rio, duas pessoas morreram arrastadas pela água, enquanto outras duas faleceram nas regiões de O’Higgins e Valparaíso. Outras 19 pessoas continuam desaparecidas. Segundo órgãos oficiais, as chuvas devem continuar atingindo Santiago nesta segunda-feira.

65440038_Men work to salvage belongings from a home full of sludge after the overflow of the Estero.jpgAinda não se sabe quando o abastecimento de água será normalizado, uma vez que “se mantém a previsão metereológica e um novo incremento nos níveis de turbidez do Rio Maipo”, indicou a Aguas Andinas.

A prefeitura de Santiago disponibilizou 200 pontos de abastecimento em toda a cidade, aos quais se dirigiram milhares de pessoas, formando filas com baldes e garrafas plásticas para transportar água. Os supermercados também ficaram cheios de pessoas em busca de garrafas e galões de água.

As autoridades recomendaram que centros comerciais e restaurantes que não contem com água potável fechem, enquanto as escolas tiveram o início das aulas, previsto para esta segunda-feira, adiado.