Cotidiano

Mais de 100 patrimônios mundiais naturais estão ameaçados, diz estudo

INFOCHPDPICT000041928252

RIO ? Um novo estudo alerta que mais de 100 sítios do Patrimônio Mundial Natural estão sendo gravemente danificados pela invasão de atividades humanas. O estudo, conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) e da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), entre outras instituições, foi publicado esta semana na revista ?Biological Conservation?. Sítios naturais

Os Sítios do Patrimônio Mundial Natural, escolhidos por um processo formal da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), são globalmente reconhecidos por conter alguns dos mais valiosos recursos naturais do planeta.

Os pesquisadores analisaram a pressão humana ao longo do tempo usando os critérios atuais de ?pegada humana? global, interferências que incluem a construção de estradas, agricultura, urbanização e infraestrutura industrial, juntamente com a perda de florestas.

Com o levantamento, descobriram que a ?pegada humana? aumentou em 63% dos sítios em todos os continentes, exceto na Europa, nas últimas duas décadas. Os sítios mais impactados foram encontrados na Ásia, como o Parque Nacional Chitwan, no Nepal.

Considerando a perda florestal, entre os parques mais impactados estavam a Reserva da Biosfera do Rio Plátano, em Honduras, que perdeu 365 km² (8,5%) de sua floresta desde 2000. Mesmo lugares célebres, como o Parque Nacional de Yellowstone (EUA), foram impactados, perdendo cerca de 6% de suas florestas.

? Estes sítios devem ser totalmente protegidos ? reivindica James Allan, coautor do estudo e pesquisador de Queensland. ? Um sítio que perde 10 ou 20% de sua área florestal em duas décadas enfrenta uma situação alarmante que ser resolvida.

? Qualquer lugar listado como Patrimônio da Humanidade é um bem globalmente importante para toda a Humanidade. O mundo nunca aceitaria a derrubada da Acrópole, ou que pirâmides dessem lugar a casas e estradas ? assinala james Watson, que também assina o artigo e é cientista de Queensland. ? No entanto, agora mesmo, em todo o nosso planeta, estamos deixando muitos dos nossos patrimônios naturais serem severamente alterados.

O estudo fornece dados para monitamento dos sítios naturais e recomenda medidas que devem ser tomadas pela Unesco para assegurar a proteção destas localidades.