Educação

Mais de 1 milhão de estudantes retornam às aulas no Paraná

Começou nesta segunda-feira (19) o ano letivo para os mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. As aulas nas 2,1 mil escolas estaduais iniciaram de forma tranquila em todo o Estado.

A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destacou que o ano letivo na rede estadual terá novidades para professores e agentes educacionais. “Nesse ano vamos abrir concurso para os agentes educacionais II, edital para chamamento de mestres e doutores que atuam na rede estadual de ensino para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que possibilitará o acesso ao nível III no avanço da carreira, e também estamos preparando o protocolo para chamar os remanescentes do concurso de 2013”, disse.

Outra novidade será a ampliação do parque tecnológico das escolas estaduais. “São avanços importantes que inserem nossas escolas no mundo tecnológico, como o aumento das unidades com o Registro de Classe Online, aplicativo Escola Paraná para alunos, pais e professores que aumentam a comunicação entre família e escola e isso reflete no desempenho educacional dos nossos alunos”, afirmou Ana Seres. “Tudo o que fazemos é em prol dos nossos estudantes que são a razão maior do nosso trabalho”, acescentou.

DE VOLTA ÀS SALAS DE AULA

Em Curitiba, mais de 136 mil estudantes da rede estadual de ensino voltaram à rotina de estudos. No Colégio Estadual Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, os pais fizeram questão de acompanhar o primeiro dia de aula dos 570 estudantes. “É importante dar esse suporte e acompanhar para que ele se sinta motivado e perceba a importância dos estudos”, contou o técnico em eletrônica, Wagner Ernesto Kuhl, pai do aluno Pedro Henrique Kuhl, de 12 anos, do 8° ano do ensino fundamental. “Minha expectativa é aprender mais e passar de ano”, contou Pedro Henrique.

A enfermeira Adriane Lessnau também acompanhou o filho, Pietro Lessnau, de 10 anos, do 6° ano do ensino fundamental, no primeiro dia de aula. “A participação dos pais na vida escolar dos nossos filhos influencia no processo de aprendizado. É importante esse acompanhamento principalmente no caso dele que está ingressando em uma escola nova com colegas e professores diferente”, disse.

PREPARATIVOS – Na quinta-feira (15) e sexta-feira (16), cerca de 100 mil profissionais da educação participaram das atividades da Semana Pedagógica. Já o recesso de julho acontece entre os dias 16 e 25. Os dias 26 e 27 do mesmo mês serão destinados para o segundo encontro da Semana Pedagógica. O ano letivo na rede estadual de ensino termina no dia 19 de dezembro, conforme a legislação que prevê 200 dias de aulas e 800 horas.

Nos meses de março e outubro os profissionais da educação terão um dia destinado para cursos de formação em ação disciplinar e formação continuada conforme o programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que prevê a formação continuada a todos os profissionais da educação, e que tem como objetivo fortalecer a gestão escolar, melhor a qualidade da educação pública e reduzir os índices de evasão escolar.

GREVE NACIONAL

A greve geral nacional desencadeada nesta segunda-feira (19) teve poucos impactos na rede estadual de ensino. Das 2.144 escolas estaduais, apenas 12 não tiveram aulas (0,5% do total), em função da adesão dos professores ao movimento. Outras 25 escolas do Estado estão com adesão parcial de professores (1,16% do total), sendo que estão sendo ministradas aulas de 30 minutos ou parte dos professores não compareceu ao trabalho.

A Secretaria de Estado da Educação informa que a orientação do Governo do Estado é que sejam lançadas faltas aos profissionais que não comparecerem ao trabalho e não justificarem a ausência.