Cotidiano

Mais de 1.500 presos não voltaram para prisão após saída temporária em SP

SÃO PAULO – Parte dos detentos que tiveram saída temporária autorizada pela Justiça não retornou à cadeia em São Paulo e no Rio.

Segundo a secretaria de Administração Penitenciária (SAP) paulista, 1.528 presos não voltaram e são considerados foragidos.

Já a pasta no Rio informou que no Natal 686 internos foram beneficiados com a saída temporária e 121 não retornaram. Já no Ano Novo, foram 549 beneficiados e 38 evasões.

Dos condenados que puderam sair para as festas de fim de ano em São Paulo, 31.565 retornaram às unidades prisionais, o que representa 95,38% do total.

De acordo com a SAP, a saída temporária é um benefício previsto por lei e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, por prazo não superior a sete dias, em até cinco vezes ao ano.

Quando o preso não retorna à prisão no prazo estabelecido, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.