Cotidiano

Mais da metade dos MEIs do Paraná conseguiram o auxílio emergencial

Em todo o País, mais de 5 milhões de microempreendedores individuais tiveram acesso ao benefício, número que corresponde à metade dos 10,7 milhões de MEIs registrados atualmente no Brasil

Curitiba – Mais de 356 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) paranaenses requisitaram o auxílio emergencial concedido pelo governo federal devido à pandemia de covid-19. Esse número corresponde a 53,27% dos mais de 669 mil MEIs registrados no Estado, conforme dados do Portal do Empreendedor, até 31 de agosto. Dentre os empreendedores que pediram o benefício, 20,57% (mais de 73 mil) não conseguiram o auxílio.

Em todo o País, mais de 5 milhões de microempreendedores individuais tiveram acesso ao benefício, número que corresponde à metade dos 10,7 milhões de MEIs registrados atualmente no Brasil. Desses, 1,3 milhão de empreendedores foram considerados inelegíveis. Os dados são do Ministério da Economia.

De acordo com o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, os dados reforçam o sucesso do MEI como o maior programa de redução de informalidade empresarial no mundo. “Isso demonstra como é acertada a decisão do empreendedor que decide sair da informalidade. Neste momento, esse benefício tem sido muito importante para ajudar os empreendedores a passar pela pandemia com menos dificuldades, mas também traz para o País uma espécie de colchão de liquidez que auxilia as micros e as pequenas empresas a superarem a crise devido ao dinheiro que passa a girar na economia”, analisou.

Nos últimos cinco meses houve crescimento expressivo do número de empreendedores que buscaram formalizar os negócios. Entre 31 de março e 15 de agosto, foram feitos 784,3 mil registros no Simples Nacional. Esse número é 0,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Dentre esses novos negócios, a maioria é de MEI, com 684 mil registros (quase 43 mil a mais que no mesmo período de 2019). E cerca de 100 mil novos negócios foram registrados como microempresas e empresas de pequeno porte, nesse mesmo período.

Crédito

O MEI é o porte empresarial que menos buscou crédito bancário durante a pandemia: 55% dos entrevistados não buscaram, frente a 34% dos micros e pequenos empresários que não recorreram aos bancos para obter empréstimos. Dentre os que não buscaram, 24% disseram que não iriam conseguir pagar a dívida (percentual maior que as empresas de micro e pequeno porte – 15% afirmaram que deixaram de buscar por receio de não conseguir quitar).

Dos MEIs que tentaram crédito, 62% não conseguiram. A causa mais comum para a negativa entre os MEIs foi o CPF negativado dos empreendedores (21%).