Cotidiano

Mais da metade dos jovens não tem dinheiro para pagar universidade

SÃO PAULO. Mais da metade dos jovens que querem cursar o nível superior no país não têm dinheiro para pagar universidades e dependem de programas sociais de educação do governo, como Fies e ProUni. A maioria, 64,8%, concluiu o ensino médio em escola pública estadual. Os dados constam de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES), divulgada nesta quarta- feira, em São Paulo.

Foram ouvidos 1.000 jovens de 18 a 30 anos, com ensino médio completo, de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Belém.

De acordo com o levantamento, 81% dos jovens entrevistados pretendem cursar o nível superior dentro dos próximos três anos. Mesmo tendo interesse em estudar em faculdade pública , 78,6% destes jovens não rejeitariam realizar um curso em universidade privada .

Embora sonhem com o diploma, mais da metade deles, 50,5%, afirmou que a família não tem condições de pagar uma faculdade particular.

Dentro deste grupo que pretende cursar uma graduação, 57,9% dos jovens esperam contar com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50,3%, com o Financiamento Estudantil (Fies).

Sobre as carreiras pretendidas, a maioria sonha em ser médico (12,7%), advogado (11,1%) ou engenheiro (10,9%).

? Hoje, dos 7,8 milhões de alunos em ensino superior , 75% estão nas instituições privadas ? afirma Janguiê Diniz, diretor-presidente da ABMES.