Cotidiano

Mais da metade da população atendida

Após um ano e cinco meses de implantação, o Território Cidadão conseguiu por meio de ações se sensibilização atender a um público de 180 mil pessoas, o que corresponde a mais da metade da população que hoje vive na cidade.

O programa da Prefeitura de Cascavel teve início em fevereiro de 2017 no Bairro Cascavel Velho, na região sul da cidade, e já cumpriu dois terços da meta inicialmente prevista que inclui oito territórios e 20 bairros.

“São 12 territórios no total e já tínhamos como certo desde a implantação, que o último território a ser sensibilizado seria a região central, o que deve ocorrer durante o Natal de Luz deste ano”, afirma a gerência territorial do programa.

A finalidade principal do Território Cidadão, além de levar serviços na área da saúde, cultura e lazer, é ouvir a população quanto às demandas nos locais por onde equipes passam.

“É um programa de gestão e um instrumento de aproximação da estrutura administrativa do município ao cidadão. As ações são desenvolvidas pelas secretarias e autarquias municipais que depois que depois de receberem o relatório, classificam demandas e dão sequência ao atendimento”, esclarece a gerência.

Reivindicação

O antigo espaço de convivência no Cascavel Velho, na Rua França, que é de responsabilidade da Secretaria de Cultura e Esportes foi revitalizado para o lançamento do programa e recebeu uma placa que identifica a iniciativa.

Passado o período das ações, a população, no entanto, cobra mais atenção do poder público com relação à limpeza e segurança do espaço.

“No lançamento fizeram pintura, instalaram novas lixeiras e hoje o local está mal zelado”, comenta Nilson José Morais que mora no trecho onde o Território Cidadão foi iniciado.

Promessas

A dona de casa Neuza Braz sente falta do período quando as ações foram realizadas no bairro. “Ficou tão bonito. Parecia até o centro da cidade”, comenta.

Ela espera que as demandas da população sejam atendidas e que novos serviços sejam levados aos moradores. “Falaram que iam aumentar o número de médicos na unidade de saúde e vamos esperar por isso”.

Segurança

O desrespeito de motoristas na Rua França onde há uma estrutura administrativa do território e a primeira horta do programa Agricultura Urbana, traz preocupações aos moradores.

Apesar de o trecho incluir equipamentos comunitários, a passagem de veículos não é barrada.

“Os carros passam em alta velocidade e não há nenhum tipo de segurança”, comenta Morais. “É um lugar para as crianças brincarem, mas não temos mais tranquilidade quando elas saem de casa”, acrescenta Neuza.

Próximas etapas

Com o término das etapas de sensibilização, a gerência afirma um sistema automático de diagnóstico comunitário será criado. “Vamos acompanhar junto às secretarias o atendimento das demandas e estruturar os projetos necessários para implementação de políticas públicas que otimizem o serviço publico equalizando toda a cidade”.

Para atender as demandas especificas em relação aos territórios, a gerência ressalta ainda que serão construídas as Estações da Cidadania a partir de 2019.