Agronegócio

Mais crédito para baixa renda

Os produtores rurais de baixa renda poderão pegar mais crédito oficial para comprar terras. O CMN (Conselho Monetário Nacional) ampliou, de R$ 80 mil para R$ 140 mil, o limite de financiamento do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário). A mudança regulamentou as alterações da Lei 13.001, que criou o PNCF.

Em julho do ano passado, o Congresso havia aprovado a elevação do teto de financiamento, mas a mudança precisava do aval do CMN para entrar em vigor. O CMN também alterou o tipo de amortização (pagamento) das linhas de crédito do programa. Os financiamentos passarão a obedecer à tabela Price, cujas prestações são fixas. Até agora, as linhas seguiam o SAC (sistema de amortização constante), no qual as primeiras parcelas são maiores e diminuem ao longo do tempo.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, a mudança dará mais previsibilidade para os pequenos produtores tomarem crédito. As prestações fixas, ressaltou a pasta, permitem que o mutuário se programe melhor para pagar os financiamentos em dia e não cair em inadimplência.