Cotidiano

Mais atenção aos hemofílicos

O Hemocentro de Cascavel realiza na próxima quarta-feira (20), às 9h, no auditório da 10ª Regional de Saúde, capacitação aos atendimentos a hemofílicos. Participam do evento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais do Município e também das cidades que integram a regional.

No evento serão abordados temas que preparem os profissionais da saúde para o diagnóstico precoce da doença e qual o atendimento recomendado ao paciente.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini, a unidade atende 300 pacientes com coagulopatias graves, entre eles 83 hemofílicos. Semanalmente, seguem até o local para aplicação de medicamento – os fatores de coagulação. Tudo é feito de forma gratuita via SUS (Sistema Único de Saúde).

A infusão do medicamento no próprio município em que o hemofílico reside é outro ponto importante a ser discutido no evento. Assim, ele não precisa se deslocar até Cascavel para ter acesso ao tratamento, mudança que, segundo Eliane, evita sequelas

O que é hemofilia

A hemofilia é uma doença hereditária incurável caracterizada por sangramentos espontâneos (internos e externos), retardo no tempo de coagulação sanguínea, hematomas, dores e inchaço nas articulações. É causada pela insuficiência de fatores coagulantes no sangue e, quando não tratada, pode levar à morte por hemorragia.