Cotidiano

Maioria dos líderes de partidos no Congresso apoia fim da reeleição

O assunto voltou a ganhar força depois que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu, em artigo publicado no Estadão, ter errado ao dar aval à medida que lhe permitiu ficar oito anos no poder

Maioria dos líderes de partidos no Congresso apoia fim da reeleição

Brasília – Prometido pelo presidente Jair Bolsonaro ainda na campanha de 2018, o fim da reeleição para cargos no Executivo tem o apoio de líderes de 15 dos 24 partidos representados na Câmara e no Senado, revela levantamento do Estadão.

O assunto voltou a ganhar força depois que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu, em artigo publicado no Estadão, ter errado ao dar aval à medida que lhe permitiu ficar oito anos no poder. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para proibir a recondução de presidentes, governadores e prefeitos foi apresentada na semana passada pelo deputado Alessandro Molon (RJ), líder do PSB.

Para ser aprovada, uma PEC precisa de 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Embora maioria, a bancada dos 15 partidos cujos líderes apoiam a medida não chega a tanto. Ao todo, eles representam 302 deputados e 40 senadores. Alguns líderes ponderam também que, apesar de pessoalmente serem favoráveis ao fim da reeleição, a questão não está fechada e ainda precisaria ser discutida internamente nos partidos.

Apenas três dos líderes de bancada defenderam manter a atual regra – Solidariedade, Psol e Patriota – e outros quatro preferiram não se posicionar, incluindo o DEM, partido dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP). Pros, PSC e PSD não responderam.