Cotidiano

Maioria dos casos de ebola foi causada por 'super propagadores'

ebola.jpg

RIO ? A maioria dos casos do maior surto de ebola já registrado foi causada por uma pequena quantidade de pacientes. A análise, publicada esta semana na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, mostrou que 61% das ocorrências foram causadas por apenas 3% das pessoas infectadas. Os jovens e idosos são os principais “super propagadores”. Estima-se que o perfil da disseminação ajudará a conter o próximo surto e preparar o estoque de vacinas.

Ebola

Mais de 28.600 pessoas foram infectadas por ebola durante o surto entre 2014 e 2015 na África Ocidental. Cerca de 11.300 pessoas morreram.

O estudo analisou casos em Freetown, capital de Serra Leoa, e em sua periferia. Lá, os pesquisadores contabilizaram o número de pessoas infectadas por cada paciente.

? A maioria dos casos teve um período infeccioso relativamente curto e gerou um baixo número de infecções secundárias, enquanto um pequeno contingente teve períodos infecciosos mais longos e gerou mais infecções ? disse à BBC Steven Riley, pesquisador do Imperial College London e coautor da pesquisa.

As crianças com menos de 15 anos de idade e os adultos com mais de 45 anos estavam mais propensos a propagar o vírus.

? Isso pode estar relacionamento ao comportamento humano ? cogita Riley. ? Talvez esteja ligado ao fato de que outras pessoas cuidam dos jovens e dos idosos.

? O conhecimento sobre quem tem maior probabilidade de transmitir o vírus pode contribuir para fazermos intervenções que previnam a sua propagação ? assinala Jonathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham (Reino Unido). ? No entanto, ainda não sabemos qual é o peso dos fatores biológicos e sociais.