Cotidiano

Maioria do PT não quer apoiar Eunício, mesmo com promessa de cargo

INFOCHPDPICT000062440336

BRASÍLIA ? Apesar do aceno do candidato do PMDB à presdiência do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de dar um cargo ao PT na Mesa Diretora, a maioria do partido não quer apoiar o peemedebista, favorito na disputa. Os senadores petistas que defendem o acordo ficaram mais isolados depois que os deputados do partido decidiram apoiar a candidatura de André Figueiredo (PDT-CE) na eleição da Câmara. Congresso

O PT terá na noite desta terça-feira uma conversa com o senador Roberto Requião (PMDB-PR) que sonha em se lançar candidato da oposição para marcar posição. Requião chamou senadores da oposição para um jantar em sua residência. A eleição do Senado ocorre na quarta-feira, às 16h.

A posição oficial do PT deve ser divulgada na manhã de quarta-feira. O atual líder, Humberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC) e José Pimentel (PT-CE) são favoráveis a fazer o acordo e a garantir o lugar na Mesa, a que o partido tem direito pelo critério da proporcionalidade.

A interlocutores, Eunício disse que acredita que om PT acabará aceitando a primeira secretaria.

? Nada. Eles vão participar ? reagiu Eunício a interlocutores, ao saber da ameaça do PT.

Os senadores do PT se reuniram nesta terça-feira com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Houve muita discussão, acusações dos senadores contra e a favor do acordo, mas não houve nenhuma posição consensual.

Além de Eunício, o senador José Medeiros (PSD-MT) também lançou candidatura, mas o seu partido já fez acordo com o peemedebista e fará parte da Mesa.