Cotidiano

Maioria da população aprova avaliação de medicina ao logo do curso

BRASÍLIA ? Pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta quinta-feira mostra que 86% da população acredita que a melhor forma de avaliar os alunos e melhorar a qualidade do ensino de medicina é por meio de avaliações regulares ao longo do curso. Para 91%, os alunos com desempenho ruim nas provas de 6º ano, previstas na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) que o governo pretende colocar em prática a partir deste ano, não devem receber diploma.

A pesquisa revela, no entanto, que 89% concordam com uma nova chance aos reprovados para recuperação dos conteúdos perdidos e de refazer todas as provas, incluindo aquelas onde o desempenho foi bom. Eles acreditam que, com a medida, os médicos recém-graduados estarão com uma preparação melhor para fazer o diagnóstico e prescrever tratamentos.

Além disso, de forma geral, 90% acham que o nível de conhecimento dos médicos vai melhorar com os testes.

Os entrevistados também responderam perguntas sobre a formação dos médicos, a qualidade do ensino e como melhorá-la. Sobre as penalidades para faculdades com notas baixas nas provas do governo, 62% avaliam que as instituições não devem ser penalizadas imediatamente, mas orientadas a melhorar a qualidade de ensino. Outros 35% são favoráveis a algum tipo de penalização, como redução de número de alunos e fechamento do curso.

Na pequisa realizada pelo Datafolha foram entrevistadas 2.086 pessoas, com idades a partir de 16 anos, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016, de todas regiões do país e de todas as faixas de renda. Segundo o CFM, a margem de erro é de 2 % para mais ou para menos.