Cotidiano

Maior onda do mundo registrada tem novo recorde

NorthAtlantic.jpg

RIO – A Organização Metereológica Mundial (OMM) definiu um novo recorde para a onda
com maior altura registrada até hoje no mundo por uma boia automatizada: foram 19 metros. Links extremos

A onda foi documentada em 4 de fevereiro de 2013 no Atlântico Norte, entre a Islândia e o Reino Unido. Ela foi antecedida por uma frente fria muito forte, que produziu ventos de até 81 quilômetros por hora.

O recorde anterior, de 18,275 metros, foi registrado em 8 de dezembro de 2007, também no Atlântico Norte.

O Comitê Climatológico de Avaliação de Extremidades, que definiu o novo recorde, é formado por cientistas do Reino Unido, do Canadá, dos Estados Unidos e da Espanha. A OMM tem um arquivo dedicado a eventos como esse, incluindo as temperaturas mais altas (56,7º) e mais baixas (-89,2º) já registradas e o tornado mais mortal (1,3 mil mortos e 12 mil feridos).

As boias automatizadas que registraram o recorde fazem parte de uma rede de estações metereológicas do Reino Unido, que inclui também observações por satélites e navios.

Outro critério para medir a altura de uma onda, através da observação em navio, tem o seu próprio recorde: 29,05 metros, documentado também entre a Islândia e o Reino Unido, em 8 de fevereiro de 2000.

As maiores ondas acontecem tipicamente no Atlântico Norte, e não nos oceanos do Sul, por conta de padrões na circulação do vento e de pressão atmosférica ? que contribuem para tempestades extratropicais intensas, também conhecidas como “bombas”.

? Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do mundo. A observação do mar, portanto, é essencial para entender e prever nosso clima ? resume Randall Cerveny, consultor da OMM.