Educação

Maior evento de liderança do Brasil começa nesta terça-feira

Com o objetivo de inspirar, conectar e transformar, conferência gratuita ainda está com inscrições abertas

Sugata Mitra, cientista da computação indiano e teórico da educação, abre a programação de palestras. Crédito: Divulgação
Sugata Mitra, cientista da computação indiano e teórico da educação, abre a programação de palestras. Crédito: Divulgação

Começa nesta terça-feira (27), o Líderes em Movimento, do Sebrae. Com três dias de programação, mais de 22 horas de conteúdo, palestrantes nacionais e internacionais, a conferência vai disseminar ideias, permitir a troca de experiências e ouvir os principais speakers do cenário brasileiro e mundial para potencializar habilidades de líderes e impactar a retomada no pós-pandemia. A inscrição é gratuita pode ser feita no link https://bit.ly/3kpGGKG.

O evento 100% digital é voltado para líderes institucionais, públicos, empresariais, jovens e mulheres que participam do diálogo público, com poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país. A cerimônia de abertura contará com o diálogo de dirigentes do Sebrae, como o presidente, Carlos Melles; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do diretor- superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Em seguida, o cientista da computação indiano e teórico da educação, Sugata Mitra, com o case “Como liderei uma revolução com uma escola nuvem”, abre a programação de palestras. Sugata foi responsável por colocar um grupo de estudantes para trabalhar com um único computador, sem a supervisão de um professor. Conquistou, em 2013, o Prêmio TED, organização sem fins lucrativos nascida nos Estados Unidos e dedicada a divulgar ideias que  buscam uma compreensão mais profunda do mundo. Com a premiação de US$ 1 milhão, o indiano projetou sua ideia, o Self Organised Learning Environments (SOLE).

“A ideia do evento é contribuir com o senso de protagonismo dos participantes, gerar engajamento e impacto com as experiências de grandes líderes. E esse movimento prosseguirá com lançamento o Polo Nacional de Liderança, que traz uma proposta de formação para impulsionar mudanças em toda a sociedade”, explica do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cesar Agostini.

O evento ainda terá entre as atrações o pesquisador e consultor americano Barry Johnson, com a palestra “Solucionando problemas complexos pelo pensamento das convergências dos opostos”. No dia 29, acontece um painel de diálogo entre os dirigentes do sistema Sebrae e o assessor especial do Ministério da Economia, ex-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. No foco do debate estarão os problemas e soluções para os desafios que envolvem as micro e pequenas empresas neste momento de crise e o ambiente de negócios no Brasil.

O seminário traz ainda outros líderes de destaque, como da cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro Machado, com a palestra “Rotas para um Brasil melhor: o desafio para os grandes líderes de hoje”; Celso Athayde, com a palestra “A coragem do fazer: a responsabilidade de transformar realidades”, além das participações de Martín Restrepo, fundador da Editacuja, Facilitador & Learning Design; Oscar Motomura, fundador e principal executivo da Amana-Key; Ricardo Cappra, Tai Nalon e Ronaldo Lemos.

A programação completa do evento pode ser acessada em https://sebraelideresmovimento.com.br.