Variedades

Maior evento da diversidade da região será neste domingo

Cascavel será palco hoje de um dos maiores eventos da diversidade da região, é a sexta edição da Parada pela Diversidade Social, que ocorre das 14h às 22h na Praça Parigot de Souza, no Bairro Country.

São esperadas mais de 2 mil pessoas. Estão confirmadas caravanas de Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo. E, para agitar ainda mais a edição que terá como tema “Drag-se”, o evento recebe 13 Drag Queens que farão apresentações artísticas.

Está confirmada a apresentação do Grupo de Maracatu Alvorada Nova de Foz do Iguaçu e terá ainda feira de brechós, DJ’s Drags, feirinha de adoção de animais, sorteio de brindes e venda de comidas e bebidas.

O evento trata também da diversidade religiosa e por isso recebe Orixás do Terreiro da Mãe Cleonice.

Parte do lucro arrecadado com a venda dos produtos será revertida à ONG (Organização Não Governamental) Cores da Diversidade para manter a República das Cores, casa de acolhimento de pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade social, e dos demais projetos da ONG. O evento é organizado e realizado pelo ONG Cores da Diversidade em parceria com o município e entidades.

A Parada pela Diversidade Social também é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias), que realiza o trabalho de prevenção na cidade, estará no evento orientando os participantes e oferecendo preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite.

Cãominhada pela diversidade

Um dos parceiros do evento é a ONG Sou Amigo, que abriga animais de Rua. Este ano a ONG fará a Cãominhada pela diversidade. Quem levar o pet com roupas ou assessórios que remetam ao tema LGBT+ pode participar de um concurso e o vencedor vai ganhar um prêmio especial para o pet.

Tem também espaço para venda de produtos da ONG, feira de adoção de animais e arrecadação de produtos para os pets, limpeza e ração.

República das Cores

A República das Cores é mantida pela ONG Cores da Diversidade e terá um espaço especial para arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e todos os itens que possam ser utilizados numa residência.

O local acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o responsável pelo local, Jeff Kaibers, a república é mantida com as doações. “Não recebemos suporte financeiro para manter a república, por isso sempre realizamos eventos que nos ajudam a pagar as despesas básicas, então parte da renda arrecadada na Parada pela Diversidade Social será revertida para a República e para as atividades da ONG”.

Hoje a República abriga duas pessoas e mantém as necessidades básicas dos acolhidos prestando atendimento psicológico, jurídico e de saúde.

A República das Cores fica na Rua Castro Alves, 703, Vila Tolentino, em Cascavel. Quem quiser doar alimentos e roupas ou contribuir de algum modo pode entrar em contato com a ONG Cores da Diversidade pelo telefone (45) 99941-2125.